terça-feira, 9 de setembro de 2008

Aula 5 - O conhecimento nas sociedades contemporâneas

Texto: Educação: um tesouro a descobrir. DELORS, J.

Delors aponta no texto uma nova maneira de ensinar, de educar. E começa seu discurso afirmando que a educação é indispensável na construção de ideais de paz, liberdade e justiça social. Concordo, pois o que molda uma pessoa são as atitudes que elas próprias projectam na sociedade. E suas atitudes dependem de como essa pessoa foi preparada para viver socialmente. Por isso a questão de como o ensino deve ser é tão importante para nossa era. Valores como os citados anteriormente estão difamados na nossa sociedade, as pessoas se preocupam apenas com o próprio umbigo, e isso deve mudar pois, numa sociedade cada vez mais globalizada, só pensar em você mesmo causa desordem quando, em qualquer situação você se vê obrigado a se relacionar com outra pessoa.
O autor aponta várias alternativas para que essa mudança ocorra de forma amigável, visto que para mudar a maneira de como é encarado o ensino (principalmente aqui no Brasil), precisamos mudar a forma de pensar de toda uma sociedade.
Um dos pontos que mais me chama a atenção é quando ele diz que "podemos, até, imaginar uma sociedade em que cada um seja, alternadamente, professor e aluno". E é justamente disso que precisamos, é o convívio, é o trocar experiências! Não é porque um está num nível escolar acima do outro, que este não pode ensinar nada, ou que eles não possam trocar conhecimentos! Em outras palavras "trata-se de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento acerca dos outros, da sua história, tradições e espiritualidade." A educação deve incentivar isso!
Resumindo, acho que a EACH está seguindo de alguma forma esse novo processo de ensino, incentivando a multi e a interdisciplinaridade.


Escolhi essa imagem pois acho que ela traduz bem o que o texto queria dizer quando fala sobre uma nova proposta de ensino, a qual no meu ver, é uma forma de multi-interdisciplinaridade. E são todos os processos e mecanismos de aprendizagem interligados à uma nova forma de ensinar que se pode obter um resultado esperado, reproduzindo uma sociedade com novos ideais de vida e perspectivas.

Mariana



Aula 4 - Conhecimento e novos paradigmas da ciência

Filme: "O Ponto de Mutação"
O filme gira em torno de temas como política, física e poesia. São três personagens, cada um analisando o seu ponto de vista em sua respectiva área. O filme nos mostra diversas facetas de vários assuntos.
Os três personagens passam o filme inteiro discutindo idéias e valores. Um tentando mostrar para o outro seu ponto de vista. Porém meu trabalho aqui não é contar o filme e sim mostrar suas idéias.
O filme traz a visão mecanicista do mundo, isso quer dizer, tudo é tratado como máquina, na qual basta desmontar e entender pedaçinho por pedaçinho, tal qual como a medicina e várias outras áreas hoje em dia, com cada vez mais especialistas mais especializados. Não que isso não seja bom, porém deve haver uma interação entre os profissionais e ter a consciência de que o ser humano não é só coração ou rim (como alguns especialistas que acham que resolvendo apenas isso se resolve o problema...). Os homens são uma verdadeira interação de tudo! CORPO, MENTE e SOCIEDADE. Então, tem que prestar atenção em tudo, em todos os fatores que interagem com o ser humano, ao invés de apenas uma pecinha que não está "funcionando bem". Enfim, as pessoas devem ser entendidas e ensinadas num contexto e não aos pedaços!
Essa visão de contexto não deve ser encarada apenas quando se trata de pessoas. Problemas em escala mundial também devem ser encaados assim. O que não se pode fazer é ver tudo isoladamente, deve-se tentar sempre uma conexão com as coisas, com o resto do mundo.

Mariana