terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aula 10 - Construção psicológica e social dos valores

Quando foi levantada a questão de porque certa pessoa possui um certo comportamento fora da "normalidade", começa-se a pensar sobre os valores. Quando se tem um debate sobre coisas aparentemente simples, percebemos que elas não tão simples assim. Valores podem ser definidos como sendo uma troca entre o indivíduo e o externo, surgem da projeção de sentimentos sobre objetos/pessoas/relações sobre si mesmo. O processo de formação de valores está em contínua mudança durante nossa vida. Cada pessoa é moldada num determinado conjunto de valores, que são construídos dependentes da sua educação familiar, da sua escola, do seu convívio social, enfim, são os mais diversos fatores que determinam os valores de uma pessoa. Essa construção é indeterminada e incerta, por isso não existe fórmula certa para a construção de um indivíduo. Como o sistema de valores determina o que uma pessoa é ou no que ela acredita, o papel da educação é criar projeções nas pessoas, projeções positivas delas mesmos, dessa maneira, a escola possui um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas, sendo um espelho do que elas se tornarão na sociedade.
Portanto, quando a escola ensina sobre os Direitos Humanos e suas ideias, está de uma maneira ou de outra contribuindo para a formação de cidadãos que tenham valores que não sejam apenas de interesse próprio e que se preocupem com seu ambiente, com a sua convivência.


Como hoje não há ênfase no ensino de valores como os que Mafalda cita, a própria sociedade só valoriza bens materiais e valores pouco morais, cabe, principalmente a escola, dar ênfase no ensino de valores, e mostrar como os Direitos Humanos são fundamentais para a construção de valores mais humanizados.

Mariana