quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Aula 9 - Gênero e sociedade


Profª Convidada: Valéria Amorin Arantes

Gênero é construído socialmente e nele é embutido uma das principais formas de preconceio. Quando se fala em violência, sobretudo na forma de como vítima e agressor são tratados, homens e mulheres ocupam posições muito variadas.
O que mais me chama a atenção quando o assunto é gênero, é justamente a questão da educação.
Antes de ensinar os alunos sobre teorias, regras, fórmulas, enfim, o conhecimento como um todo, a escola possui a capacidade de transformá-los em seres pensantes, ela deveria ensinar seus alunos a questionarem seus atos, seu raciocínio e o conceito da sociedade.
Projetos interdisciplinares e transversais podem ser uma forma de aliar essa nova concepção de ensino com a realidade da diferença de genêro. Levando a uma sociedade na qual tanto homens quanto mulheres, ou homossexuais podem ser tratados de forma igualitárias, sem aquele valor inconsiente de que mulher ou homossexual deve ser submisso ao homem.
Como um dos maiores problemas em relação ao gênero é a violência, uma educação que consiga transmitir valores que se contrapoem ao da sociedade atual devem ser valorizados, e assim, essa situação pode ser mudada.

Mariana