quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Aula 11- A sociedade da informação



Posso comparar o conhecimento com uma teia, por se entrelaçar das mais diversas maneiras, podendo alcançar as mais variadas pessoas e lugares, opniões e valores, por isso a interdisciplinaridade está tão ligada com o conhecimento em rede. Vendo dessa maneira, posso dizer que hoje nossa sociedade está muito marcada pela era da informação instantânea e que isso possui dois lados, o positivo e o negativo.
Vou começar pela positiva, essa chamada rede de comunicação proporciona conhecimento, informação, curiosidades, e na maioria das vezes isso é oferecido de graça. Darei um exemplo do meio acadêmico, como não havia toda essa tecnologia que proporcionava acesso fácil, o conhecimento geralmente ficava restrito aos poucos que tinham acesso a esse tipo de informação. Já com a melhora na tecnologia e no acesso a essas redes de informação, o conhecimento está cada vez mais disponível para qualquer pessoa, de qualquer raça, cor, religião. Um fator que desfavore é que, apesar das muitas informações serem de graça, o acesso é restrito, pois se paga, e muitas vezes, caro de poder acessar a rede.
Outro fator que mudou bastante depois das redes de comunicação, foram as relações que as pessoas foram construindo umas com as outras. Hoje você pode falar quase que instantaneamente com uma pessoa do outro lado do mundo quase que de graça, ou mandar e-mails e recados que são vistos praticamente em tempo real. Isso sem dúvida nenhuma revolucionou o que se entende por relações. De um tempo em que, dependendo do lugar em que você mora, para conversar com uma pessoa demorava talvez até semanas, hoje, em um click já se pode ver e ouvir essa pessoa.
Um dos fatores negativos que vejo quando toda essa informação é jogada na rede é que muitas das pessoas não sabem filtra-lás. E assim, acabam absorvendo coisas que nem sempre são confiavéis ou quando se envolvem em enroscadas e armadilhas da redes, como roubos de senhas, vírus. Do mesmo jeito que a tecnologia evoluiu, a sociedade também, e não apenas coisas boas, mas também as ruins como acabei de citar.
Vejo essa socidade da informação como uma ferramenta que auxilia na minha vida, tanto pessoal quanto profissional, atráves dela posso me relacionar muito mais facilmente com as pessoas e de um jeito mais rápido.

Mariana