terça-feira, 9 de setembro de 2008

Aula 4 - Conhecimento e novos paradigmas da ciência

Filme: "O Ponto de Mutação"
O filme gira em torno de temas como política, física e poesia. São três personagens, cada um analisando o seu ponto de vista em sua respectiva área. O filme nos mostra diversas facetas de vários assuntos.
Os três personagens passam o filme inteiro discutindo idéias e valores. Um tentando mostrar para o outro seu ponto de vista. Porém meu trabalho aqui não é contar o filme e sim mostrar suas idéias.
O filme traz a visão mecanicista do mundo, isso quer dizer, tudo é tratado como máquina, na qual basta desmontar e entender pedaçinho por pedaçinho, tal qual como a medicina e várias outras áreas hoje em dia, com cada vez mais especialistas mais especializados. Não que isso não seja bom, porém deve haver uma interação entre os profissionais e ter a consciência de que o ser humano não é só coração ou rim (como alguns especialistas que acham que resolvendo apenas isso se resolve o problema...). Os homens são uma verdadeira interação de tudo! CORPO, MENTE e SOCIEDADE. Então, tem que prestar atenção em tudo, em todos os fatores que interagem com o ser humano, ao invés de apenas uma pecinha que não está "funcionando bem". Enfim, as pessoas devem ser entendidas e ensinadas num contexto e não aos pedaços!
Essa visão de contexto não deve ser encarada apenas quando se trata de pessoas. Problemas em escala mundial também devem ser encaados assim. O que não se pode fazer é ver tudo isoladamente, deve-se tentar sempre uma conexão com as coisas, com o resto do mundo.

Mariana


Nenhum comentário: