terça-feira, 9 de setembro de 2008

Aula 5 - O conhecimento nas sociedades contemporâneas

Texto: Educação: um tesouro a descobrir. DELORS, J.

Delors aponta no texto uma nova maneira de ensinar, de educar. E começa seu discurso afirmando que a educação é indispensável na construção de ideais de paz, liberdade e justiça social. Concordo, pois o que molda uma pessoa são as atitudes que elas próprias projectam na sociedade. E suas atitudes dependem de como essa pessoa foi preparada para viver socialmente. Por isso a questão de como o ensino deve ser é tão importante para nossa era. Valores como os citados anteriormente estão difamados na nossa sociedade, as pessoas se preocupam apenas com o próprio umbigo, e isso deve mudar pois, numa sociedade cada vez mais globalizada, só pensar em você mesmo causa desordem quando, em qualquer situação você se vê obrigado a se relacionar com outra pessoa.
O autor aponta várias alternativas para que essa mudança ocorra de forma amigável, visto que para mudar a maneira de como é encarado o ensino (principalmente aqui no Brasil), precisamos mudar a forma de pensar de toda uma sociedade.
Um dos pontos que mais me chama a atenção é quando ele diz que "podemos, até, imaginar uma sociedade em que cada um seja, alternadamente, professor e aluno". E é justamente disso que precisamos, é o convívio, é o trocar experiências! Não é porque um está num nível escolar acima do outro, que este não pode ensinar nada, ou que eles não possam trocar conhecimentos! Em outras palavras "trata-se de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento acerca dos outros, da sua história, tradições e espiritualidade." A educação deve incentivar isso!
Resumindo, acho que a EACH está seguindo de alguma forma esse novo processo de ensino, incentivando a multi e a interdisciplinaridade.


Escolhi essa imagem pois acho que ela traduz bem o que o texto queria dizer quando fala sobre uma nova proposta de ensino, a qual no meu ver, é uma forma de multi-interdisciplinaridade. E são todos os processos e mecanismos de aprendizagem interligados à uma nova forma de ensinar que se pode obter um resultado esperado, reproduzindo uma sociedade com novos ideais de vida e perspectivas.

Mariana



Nenhum comentário: