sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Aula 2 - Direitos Humanos

Por que estamos trabalhando com os Direitos Humanos?
Assim que o profº nos fez essa pergunta, fiquei pensando. A princípio achei que fosse uma questão fácil de responder, visto que já tenho concebida uma forma de respeito com a pessoas, porém, como se diz: "O buraco é mais embaixo".
Esses documentos que representam os Direitos Humanos tem como intensão, servir como um guia para ética e a moral. Para explicar melhor, aqui vai o que eu entendi por ética e moral:
  • Ética: Estabelecer princípios em relações humanas.
  • Moral: Normas baseadas nos princípios de ética.
Desde de que os humanos passaram a morar juntos, foi preciso estabelecer regras na sociedade, essas regras, por sua vez, são reguladas pela ética e pela moral.
E é nesse ponto que o texto "Educação, cidadania e direitos humanos" de José Sérgio Carvalho entra. O texto conta uma breve história dos direitos humanos, na qual o professor tem um papel fudamental no processo desse pensamentos nas pessoas. E também de como esse sistema de princípios dos DH foram se desenvolvendo até chegar nos dias atuais, com um documento que consta de 30 artigos que tem como objetivo, assegurar direitos aos cidadãos. Esse texto é muito rico em detalhes e nos fatos históricos que deram origem ao DUDH, porém o foco não é exatamente à história. E por fim, uma definição do que realmente são os Direitos Humanos.

Achei esse filminho no YouTube e achei bem legal e que pode ajudar a entender os Direitos Humanos:
http://br.youtube.com/watch?v=aHM9f8mR1YY


Escolhi essa imagem porque a 1ª e a 2ª Guerra Mundial foram de grande importância para a criação dos Direitos Humanos.

Mariana

Apresentação!



Esse blog foi criado com a intensão de servir como portifólio.

Como nossa primeira aula, esse primeiro post também será de apresentação!
Sou Mariana De Gea Gervasio, curso Obstetrícia e sou da turma 13 do Ciclo Básico. Não falei muito de mim, pois o objetivo deste blog será a disciplina de PET - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos ministrada pelo profº Ulisses F. Araújo no 2ºsem de 2008.
Os obejtivos dessa disciplina tem como intenção, a discussão da psicologia e da educação em temáticas muito questionadas hoje em dias, tais como à violência, sexualidade, saúde, qualidade de vida, direitos humanos e outras mais.
As principais temáticas abordadas e discutidas em aula serão:
  • As relações entre indivíduos e sociedades contemporâneas;
  • O conhecimento nas sociedades contemporâneas.
A metodologia será uso de aulas expositivas, leituras de textos, vídeos e problematização de problemas ( o mesmo esquema de RP, tanto é que existe a possibilidade de se usar o cenário de RP para a aula de PET).

Enfim, acho que isso é um resumo básico de como será essa matéria.

Que todos sejam muito bem vindos! E espero que vocês comentem ou participem das enquetes! Muito obrigada!

Mariana