segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Aula 7 - Conhecimento Transversal, interdisciplinar e a metáfora de “redes”

Texto: PET - PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E TEMAS CONTEMPORÂNEOSTemas transversais e estratégias de projetos - Ulissis Araújo
O mundo sempre foi entendido em partes, desde a natureza é entendida como ciência. E como em pedaços, o conhecimento também foi se dividindo, e hoje vemos muitas especialidades e pouca integração entre os profissionais.
Muitas Universidades estão inseridas nesse ponto de vista , não só faculdades, mas escolas, locais de trabalho, etc. e como esse conceito não estimula a aprendizagem coletiva e integração entre as mais diversas áreas do conhecimento, o profissional formado por instituições desse tipo não saem capacitados para lidar com outros que não sejam da mesma área que ele.
E para inovar, tentar criar um novo projeto de maneira de dar aulas (por enquanto só no ensino superior), ou seja, quebrar o modelo cartesiano de ensino na faculdade, foi criado o Ciclo Básico na EACH. Que tem em seu plano, criar novas experiências, tanto para os alunos quanto pra o professor!
Nossos cursos foram criados dentro de uma universidade que foi moldada nos modelos "tradicionais" e essa nova mudança gera muitos debates.
A proposta do Ciclo Básico é criar teias de conhecimento ao invés de estudar apenas um pedaço.
Essas teias de conhecimento podem ser entendidas como novas complexidades. Para poder posiciona-los sobre o que são essas novas complexidades, farei um paralelo com as relações pessoais: Devido as tecnologias, foram criadas novas complexidades para nossas relações. E não sei se foi uma coisa de causa e efeito, mas devido a isso, o velhos papéis, como de aluno/professor foram mudados. Antes, o aluno perguntava e o professor explicava, porém conservada o poder do conhecimento em suas mãos, então era aluno pergunta-professor explica (sem muita conversa). Essas relações foram mudando, pois, com o acesso mais fácil à informação (lê-se: Internet), os alunos também tinham o conhecimento, muitas vezes até antes do professor. Isso gerou novas e maiores possibilidades de diálogo/relações.
Bom, explicando o que entendo por complexidades e ,espero, ter conseguido explicar a vocês, explicarei como a educação pode trabalhar isso.
Partindo de que o trabalho está centrado nas relações entre pessoas, e não só em especificidades, podemos dizer que a educação não trabalha sozinha, e no caso de uma faculdade, deve preparar a pessoa para o trabalho, e consequentemente para suas futuras relações.
Assim, entendo que a educação deve permear possibilidades de decisões, escolhas, apostas riscos e incertezas, já que o mercado de trabalho almeja isso das pessoas.
E dessa maneira, o Ciclo Básico, com suas salas juntando alunos de diferentes cursos para aulas não específicas, cria um ambiente no qual percebe-se que o conhecimento está nas relações entre pessoas e de uma forma ou de outra, preparando os alunos para um mercado de trabalho que necessita de profissionais que saibam lidar com a inter, multi ou transdisciplinaridade.Essa imagem mostra uma sala de aula tradicional. Também têm dessas lá na EACH, porém tem uma disciplina que nem se quer usa esse modelo entre 4 paredes. É a disciplina de Resolução de Problemas, essa é uma das únicas matérias que estimula realmente o aluno a pensar, a pesquisar. O professor está lá para orientar os alunos e não ensiná-los! Os alunos escolhem um tema geral para a sala e se dividem em grupos já estabelecidos pela Graduação, então a pessoa não sabe com quem vai ter que fazer o projeto. Dentro desses grupos é escolhida um sub-tema, e é sobre esse sub-tema que os alunos vão pesquisar durante um período de um semestre (tempo que dura a disciplina). Ao final é apresentado uma pesquisa sobre o tema de cada grupo para a sala em geral. Esse modelo de disciplina "obriga" os alunos a não estudar apenas dentro de quatro paredes, com a possibilidade de pesquisa de campo, esses alunos tem total liberdade para criatividade e inovação, e esse conhecimento não fica restrito apenas entre 4 paredes!

Mariana

PS.: Particularmente eu adorei essa aula, só acho que o professor ficou devendo um pouco em relação aos debates, sei que o horário da aula é curto para tanto assunto, mas o debate cria novas experiências e a troca de informações é ríquissima!

Nenhum comentário: